Quem somos

Fundado em 27 de março de 1986, o Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná (GEEP-Açungui) surgiu a partir da iniciativa de estudantes da Universidade Federal do Paraná com apoio dos professores do Departamento de Geografia da instituição, do Museu Paranaense e da Fundação Rondon.

Desde sua origem, o GEEP-Açungui desenvolve trabalhos de levantamento, pesquisa científica, divulgação e preservação das cavidades naturais e seu entorno físico, reunindo pessoas e entidades interessadas nas atividades e ciências correlatas à espeleologia. Ainda, em função da complexidade de variáveis ambientais que se inter-relacionam com as cavidades, o grupo passou a se preocupar com outros aspectos pertinentes à conservação da natureza e ao manejo adequado de recursos naturais, ampliando sua área de atuação.

Como entidade de utilidade pública municipal e estadual sem fins lucrativos, o grupo possui 8 publicações científicas (livros e capítulos de livro), 10 publicações técnicas (Planos de Manejo de Unidades de Conservação ou subsídios à criação dessas), bem como participação em 24 projetos em parceria com órgãos federais e estaduais.

Além de ser filiado à Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), possui termo de cooperação e convênio com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) no Paraná e Centro Nacional de Pesquisa e Conservação De Cavernas (CECAV). O GEEP também auxiliou na criação e elaboração dos Planos de Manejo da UC Parque Estadual de Campinhos (Tunas do Paraná/PR), Parque Municipal Gruta do Bacaetava (Colombo/PR) e Parque Municipal Gruta do Botuverá, (Botuverá/SC).

As reuniões do grupo ocorrem às quintas-feiras, quinzenalmente. Ficou interessado? Entre em contato conosco aqui.